Vive o Teu Talento
Morangos com Açúcar 7
22
Mai 10

A Investigadora Elisabete Vilar analisou como homens e mulheres são representados nos 'Morangos com Açúcar' e titou várias conclusões.


Como é que a televisão portuguesa apresenta os géneros feminino e masculino às crianças e jovens? Para responder a esta questão, a investigadora Elisabete Vilar analisou personagens da série portuguesa mais vista pelos jovens: Morangos com Açúcar, na sua tese de mestrado. E chegou à conclusão de que, apesar de algumas inovações, a série acaba por ser conservadora.

 

"Os Morangos com Açúcar funcionam numa lógica de género que continua a inscrever-se dentro dos padrões geralmente aceites pela população", indica a investigadora Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No entanto, a série juvenil "demonstra já novos padrões de comportamento e imagem em relação ao estereótipo actual. E pode até estar a criar um novo estereótipo e novas tendências", acrescenta.


Ou seja, ao analisar a série que foi transmitida em 2008, Elisabete Vilar descobriu que as personagens femininas e masculinas mais jovens apresentaram características diferentes do estereótipo definido para as mulheres e homens, que na série representam os adultos (ver em baixo). Em traços gerais, as raparigas têm tendência para se aproximar das características masculinas e aos rapazes já não fica mal mostrar as suas emoções.

 

Assim, as raparigas são apresentadas como "mais ousadas, independentes, bonitas e sexy, mas sem serem objecto de desejo", aponta a autora. Já os rapazes surgem "menos agressivos, mais emocionais, com comportamentos românticos e sem vergonha de assumir sentimentos".

Na tese, Elisabete Vilar explica que "os Morangos são dos conteúdos televisivos mais ousados, porque os jovens vêem a série sem a presença dos adultos". Ainda assim, a investigadora tem dúvidas de que a mudança de apresentação dos géneros seja definitiva.

"Diria que a mudança nos géneros é incontornável. Basta comparar-mos as mulheres de hoje com as suas avós. Apesar de tudo há a expectativa que os jovens sejam rebeldes, mas que ao se tornarem adultos fiquem mais parecidos com as normas sociais", aponta a especialista. E dá como exemplo, os papéis que as jovens actrizes representam quando mudam dos Morangos para outras novelas. "Aí desempenham o papel mulherzinhas responsáveis", indica.

 

A investigadora defende também que as mudanças observadas mesmo em termos sociais tendem a ser apenas em algumas características. "Podemos ver que as mulheres de hoje ganharam poder de iniciativa, mas continuam a ser as cuidadoras do lar e a dizer: 'o meu marido ajuda-me nas tarefas domésticas', assumindo que essas tarefas são responsabilidade sua e que são ajudadas pelos maridos porque eles são simpáticos", exemplifica Elisabete Vilar. No caso masculino, nota-se que os homens não se importam de vestir cor-de-rosa, mas sentem-se menos homens se não forem os responsáveis pela casa, refere.

A investigadora admite que o desafio é agora "apurar se as tendências serão apreendidas pelas crianças". E perceber "qual o peso da televisão na formação dos seus ideais".

 

Fonte: Diário de Notícias

publicado por me às 11:27
Chat Morangos com Açúcar
tags

todas as tags

últ. comentários
Eu sou o fã numero 1 em angola
Ola
Apesar de nao o ter conhecido pessoalmento, mais c...
queria apenas dizer q so voca fam numero um margar...
Ola gostei mt da partecipaxao do miguel santiago, ...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Os morangos com açucar foram espetaculares ...
Adorava qe fizessem musical ca em s.miguel no coli...
pretendo trocar 3 bilhetes( 1 é de fan) do especta...
nao faz mas devia fazer o downloadeu queria as mus...
Onde sse pode fazer o download do disco dos morang...
estou totalmente de acordo
a inveja é lixada XD
Olá,Pois agora sim posso confirmar que o meu blog ...
ex unica miuda
Olá, quero pedir-te que assim que retirares o meu ...
gostava de saber se o zé milho vai transitar para ...
O Rui (Lourenço Ortigão) e Margarida (Sara Matos) ...
que linda isto tudo e para o rui olha posso te faz...
sois as melhores cantoras que eu ja vi no mundo eu...
Aviso Vive o Teu Talento
O site http://viveoteutalento.blogs.sapo.pt é apenas um site de fãs e para os fãs da série juvenil Morangos Com Açúcar.

Este não é o site oficial nem estamos em contacto com as entidades oficiais

http://morangoscomacucar.pt (site oficial)