Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vive o Teu Talento

Morangos com Açúcar 7

Morangos com Açúcar 7

Vive o Teu Talento

05
Abr10

Entrevista de Sara Matos na revista Lux "Desde que me conheço que sempre quis ser actriz"

me

 

Aos 20 anos, Sara Matos" estreia-se na televisão como protagonista de "Morangos com Açúcar"

A maioria das meninas quer ser cabeleireira ou professora! Eu nunca tive dúvidas de que queria ser actriz

Sara Matos tinha 10 anos quando foi para a Casa do Artista estudar Expressão Dramática. Actualmente, está no segundo ano do curso do Conservatório de Cascais,


"O Inferno", "Les Enfants Terribles" e "O Sonho" são algumas das peças de teatro que fez antes de ser escolhida para protagonizar a série "Morangos com Açúcar" da TVI. "Aconteceu tudo muito depressa" diz.

"Os meus pais disseram-me para encarar esta primeira experiência televisiva com simplicidade e com muita serenidade".

Conhecer Anthony Hopkins é o maior sonho de Sara Matos, que desde criança diz querer ser actriz. “Nunca passei por aquela fase em que a maioria das meninas diz que quer ser cabeleireira ou professora! Nunca tive dúvidas de que queria ser actriz”, confessou. Depois de ter passado pela Casa do Artista, onde estudou Expressão Dramática, pela Act – Escola de Actores, e pela Escola Profissional de Teatro Sara dá os primeiros passos em televisão. Confiante e ambiciosa, a actriz, de 20 anos, deu nas vistas nos castings para a série “Morangos com Açúcar”, no Verão de 2009. Hoje, ao mesmo tempo que frequenta o segundo ano do curso de Teatro e Cinema do Conservatório, é uma referência para milhares de jovens.

Lux – Quando é que surgiu o gosto pela representação?
Sara Matos – Desde muito pequena.
Com 10 anos comecei a fazer vários workshops. Desde que me conheço que sempre quis ser actriz. Nunca passei por aquela fase em que a maioria das meninas diz que quer ser cabeleireira ou professora! Nunca tive dúvidas de que queria ser actriz.

Lux – Para quem começou por fazer teatro, como é que está a correr a primeira experiência televisiva?
Sara Matos – A verdade é que não tem nada a ver e, no princípio, foi um bocado complicado porque tinha de gerir muita coisa: as marcações, as câmaras, o ter de falar no tom certo… Ou seja, preocupações que não tinha no teatro. Em teatro há um período de ensaios e depois na apresentação, seja o que Deus quiser! Está tudo nas nossas mãos e na nossa concentração. Em televisão, nunca trabalho sozinha.

Lux – Qual foi a reacção dos seus pais quando souberam que tinha sido escolhida para protagonizar a série da TVI?
Sara Matos – Sempre me apoiaram. Reagiram bem quando entrei para os “Morangos”. Disseram-me que devia encarar esta primeira experiência televisiva com simplicidade e com muita serenidade.

Lux – O que é que, nos últimos meses, mudou na sua vida?
Sara Matos – Antes ninguém me reconhecia na rua! Desde o primeiro episódio dos “Morangos” que as pessoas me reconhecem, é impressionante! Tenho reagido bem porque quando vêm ter comigo mostram que gostam do meu trabalho. Raramente me chamam pelo meu nome! (risos) Sou sempre a Margarida dos “Morangos com Açúcar”. Dão-me imensos beijinhos e abraços e dizem que gostam de mim! Sentem-se muito familiarizadas comigo porque estou todos os dias com elas. É quase como se fi zesse parte da vida dessas pessoas!

Lux – Isso inibe, de alguma forma, a sua atitude quando está em espaços públicos?
Sara Matos – Não, nem sequer penso nisso. Claro que acontece estar no café com uns amigos e estarem a olhar para mim, mas isso faz parte do meu trabalho. A verdade é que estou sempre a gravar e raramente estou na rua, a não ser nos meus dias de folga.

Lux – Sente-se constrangida durante a gravação das cenas mais íntimas?
Sara Matos – O à-vontade é completamente diferente das cenas semelhantes feitas em teatro, porque aí têm de ser mais autênticas por só acontecerem uma vez. Em televisão há muitos ‘corta’ e, por isso, há muito mais beijos e abraços! No início, claro que foi difícil, mas depois uma pessoa habitua-se. Hoje também tenho outro tipo de à-vontade com o Lourenço e conversamos sobre isso.

Lux – Tem de haver química entre os dois para que essas cenas funcionem?
Sara Matos – Sim, acho que sim… Acho que tem de haver química em todas as cenas, não só naquelas onde há um beijo ou uma cena escaldante. Eu e o Lourenço não nos conhecíamos antes de a série começar e fomos conversando e criando uma relação de amizade que nos ajudou bastante no nosso trabalho.

Lux – Ao contrário da Sara, o Lourenço não tinha qualquer tipo de experiência em representação antes deste trabalho. A sua ajuda tem sido importante?
Sara Matos – Temos vindo a ajudar-nos mutuamente. Há coisas que dependem mais da nossa concentração do que do nosso talento ou da nossa experiência e ele chama-me muitas vezes à atenção. Funcionamos bem em equipa.

Lux – É verdade que namora com o Lourenço?
Sara Matos – Eu e o Lourenço damo-nos muito bem e gosto muito de trabalhar com ele. Tenho aprendido imenso com ele e ele comigo. Na verdade, estamos muito tempo juntos e criámos uma proximidade muito especial que é gratifi cante para os dois.

Lux – Mas há quem já vos tenha visto juntos…
Sara Matos – Ainda não me sinto preparada para falar sobre a minha vida amorosa. Neste momento, quero investir na minha carreira.

Lux – Considera-se uma mulher apaixonada?
Sara Matos – Sou uma mulher muito apaixonada, muito feliz… Adoro viver! Os meus amigos costumam dizer que, às vezes, até enervo por estar sempre bem e a rir! (risos) Sou muito bem- -disposta e acho graça às pessoas que têm mau feitio por serem tão diferentes de mim!

Lux – Por ser ainda muito jovem, receia o vedetismo?
Sara Matos – Não, sou muito segura de mim mesma e tenho muita confiança no meu trabalho. Sei exactamente o que quero fazer e tenho os pés bem assentes na terra. Sei que o mais importante é dar o meu melhor e é isso que tenho vindo a fazer desde o início.

Lux – A profissão de actriz pode ser muito instável. Está preparada para isso?
Sara Matos – Sei que esta área é inconstante, mas penso que se algum dia não houver trabalho, devo aproveitar para apostar na formação. Há muito para aprender ainda e, embora me digam que já fiz muita coisa, a verdade é que não sei nada, sei zero!

Lux – Estudar no estrangeiro faz parte dos seus planos?
Sara Matos – Sim, essa ideia já me passou pela cabeça, mas primeiro quero acabar o Conservatório. Depois, gostava muito experimentar estudar lá fora. Tudo depende das oportunidades que surgirem quando a série terminar.

Lux – A série é vista por milhares de jovens. Sente-se responsável por servir de exemplo?
Sara Matos – Completamente! Muitas raparigas que vêm ter comigo na rua dizem que um dia querem ser como eu. É engraçado porque os cortes de cabelo e a roupa que usamos na série viram moda!

Entre a actriz e Lourenço Ortigão com quem faz par romântico na série da TVI, existe uma forte relação baseada na amizade e na cumplicidade. Quanto ao namoro Sara Matos diz que ainda não se sente preparada para falar sobre isso.

 

Amanhã publicamos a entrevista completa de Sara Matos e Lourenço Ortigão a confirmarem o namoro na revista Lux

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub